quarta-feira, 22 de maio de 2013

O que rolou no BH Tattoo Convention

Nos dias 26, 27 e 28 de abril aconteceu o 3º BH Tattoo Convention, que contou com a presença de 110 tatuadores vindos de todo o Brasil e da América Latina! Dividindo o espaço com uma exposição de orquídeas que ocupava o primeiro andar do Minas Centro, volta e meia nos deparávamos com senhoras que carregavam suas sacolas de orquídeas passeando pelo segundo andar para conferir as tatuagens e, por que não, as belas pessoas com seus corpos coloridos à mostra!

Dentre os destaques da festa estavam o peruano Camilo Tuero, com seu stand sempre cheio de curiosos querendo conferir o processo de uma tatuagem mega realista, o mineiro Giscard, de Itaúna, que arrematou quatro prêmios (new school, costas, série de desenhos e comics), nomes já bem estabelecidos e conhecidos como Palmer De Maria, de Santo André, Sullivan, do Hama Hama, de Vila Velha e os belorizontinos Junnio Nunes e Fredão Oliveira, da Omoko Tatuagem e PiercingEdge, do Edge Tattoo Estúdio e Buzuca, do Deputamadre Ink, entre tantos, tantos outros! Mas nesse meio que até hoje é chamado de machista (vá lá, às vezes ainda é, sim!), quem chamou a atenção e provou que tem atitude e talento para sapatear de salto na cara dos marmanjos foram as gatas que marcaram presença e enfeitaram muitas peles por lá: Renata Espinelly, do White Cat Tattoo e Piercing, Ana Mendes, do Edinho Freitas Tatuagens, que ganhou o prêmio pela melhor old schoola argentina Jan Jana, do Cria Cuervos Casa de Tatuaje, a sempre simpática Carla Rissatto, com o stand da Iron Works Brasil e Donna Tinta, e se eu resolver listar todas vocês vão ficar aqui lendo até amanhã…

É interessante ver também como as artes interagem e não ficam restritas a um só meio, por mais que o foco da convenção tenha sido a arte na pele. Enquanto alguns tatuadores demonstravam suas habilidades em telas e painéis, escultores trabalhavam em peças incríveis no stand da Saga Escola de Computação Gráfica, que abriu, há pouco tempo, uma unidade na capital mineira. Para quem estava procurando por material e referências, tinha muita coisa à venda, com destaque para as publicações da Pixel Art Books, que, em parceria com tatuadores brasileiros especializados em diferentes estilos, já lançou diversas obras de qualidade e, o mais importante, a preços acessíveis! A loja Caráter, com suas estampas exclusivas, muitas delas inspiradas em tatuagem, também marcou presença e garantiu o estilo do pessoal!

Mas, claro, como nem tudo são flores, ainda víamos pequenas coisas desagradáveis num evento desse porte no qual, sabemos, o que mais acontece é a sobrecarga. Talvez seja uma boa sugestão, não apenas aos organizadores do BH Tattoo, mas a todos os que se dedicam a realizar eventos como esse, delegar uma equipe responsável pela administração da higiene e uso adequado de proteção, uma vez que a tatuagem não é mais uma arte marginal e exige cada vez mais um nível de atenção e profissionalismo que mostre ao público como evoluímos com o passar dos anos. Houve a distribuição de material como máscaras descartáveis e coletores de perfurocortantes, mas muitos dos tatuadores optaram por deixar as máscaras de lado e, nessa hora, poderia ter alguém conferindo e pedindo a todos que as usassem. De repente uma reunião com todos os expositores antes da abertura do evento para conscientizar sobre essa questão também faça a diferença! Infelizmente, poucos foram os tatuadores que estavam usando aventais – não sei se são obrigatórios no estado de Minas, mas em pleno 2013, são mais que necessários – e, infelizmente, alguns ainda insistem em trabalhar sem camisa – também, em pleno 2013, algo que considero inadmissível. Os tatuadores precisam dar o exemplo, principalmente em eventos, de que a tatuagem é uma arte segura e de que a saúde do cliente não será colocada em risco (o mínimo que seja). Ah, claro, por mais que seja um evento público e frequentado por um grande número de pessoas, seria legal disponibilizar no banheiro papéis protetores de vaso e álcool gel, além de limpá-lo com maior frequência. Afinal, boa impressão nunca é demais!

No mais, ficou a vontade de que o encontro tivesse durado pelo menos uma semana, juntamente com o workshop do Ronaldo “Snoopy” Sampaio que, apesar de corrido, valeu cada segundo (e que merece um post separado pela quantidade de informações)!
As fotos foram tiradas pelo Felipe Messias e pelo Pedro, do Skin Flower Tattoo

Skin Flower Tattoo
Palmer De Maria e Pixel Art
Litoral Tattoo
 
Camilo Tuero
 
Buzuca Tattoo
 
Armani Tattoo e Piercing
 
Omoko Tattoo
Carla Rissatto
Palmer De Maria
 
Trabalho feito por Camilo Tuero
 
Trabalho por Sullivan, Hama Hama Tattoo
Trabalho por Ana Mendes, prêmio de melhor old school

Nenhum comentário:

Postar um comentário