sábado, 23 de novembro de 2013

Perfil - Jun Matsui

Jun Matsui é considerado um dos melhores tatuadores de todos os tempos. Seu trabalho se tornou tão exclusivo que alguns críticos dizem que suas tatuagens são como acessórios de grife; apenas privilegiados com muita paciência e dinheiro podem adquiri-los.
Matsui é brasileiro, descendente de japoneses. Hoje vive entre São Paulo e Tóquio, mas parece estar sempre viajando pelo mundo, além de ser proprietário de uma loja no centro da capital japonesa. Foi responsável por tatuar a cantora Rihanna, por criar a tatuagem para uma das personagens da série Final Fantasy “Advent Children” a pedido do designer Tetsuya Nomura e pelo desenho que estampou o corpo da atriz Alinne Moraes na capa da Revista Rolling Stone. Um tatuado que teve o privilégio de ser marcado pelo artista descreve sua forma de trabalhar:


Matsui trabalha à mão livre. Desenhou, nesse caso, no braço. Assim, Jun segue harmonicamente os contornos do corpo. Mas ele não desenha diretamente com a agulha. Antes, faz uns contornos com uma caneta. É um processo de vários dias. Você vai, fotografa, volta, faz um pouco mais, fotografa de novo, mais um pouco e mais um pouquinho. Aí fica pronto.”

Atualmente todo o processo é realizado com tintas pretas, pois o tatuador considera o resultado mais orgânico e semelhante aos desenhos tribais. Como referência, ele utiliza temas voltados aos grafismos indígenas descobertos em Samoa, Tahiti, Bornéu, Amazônia, Japão e no final conclui a obra com um toque de sofisticação. Jun, além de tatuador, é designer e artista plástico, também possui uma loja de roupas e acessórios no centro de Tóquio, a Life Under Zen (“LUZ”). Lá é possível adquirir belíssimos artigos de prata e roupas e acessórios como almofadas elaborados pelo próprio Matsui.





Depois de conhecer um pouquinho sobre Jun Matsui, você ficou com vontade de saber onde ele atua, certo? O problema é encontrá-lo, pois vasculhando na internet, descobrimos que Jun está sempre em constantes viagens e é comum ver em suas páginas (na sessão On the road ou no Instagram @junmatsui) fotografias dele pelo mundo afora. O jeito é entrar em contato pela internet!
Veja abaixo uma rápida entrevista feita para a Galeria Experiência para o projeto um, dois, três e já e também alguns trabalhos deste incrível tatuador brasileiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário