quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Perfil - Nick Baxter

Aos 31 anos, Nick Baxter inspira artistas no mundo todo com suas obras marcadas pelo surrealismo e cores vivas. Tatuador há mais de 10 anos, Nick começou a estudar a arte ainda no colegial, no Centro de Educação para Artes em New Haven, sua cidade natal em Connecticut.

Anos mais tarde, frequentou a Faculdade de Arte Paier (também em Connecticut), onde aprendeu fundamentos realistas. Lá, especializou-se na técnica do ‘Trompe I’oeil’, que utiliza a perspectiva e permite a criação da imagem de objetos ou mesmo espaços com ilusão de ótica como se fossem reais, confundindo os olhos de quem vê. A técnica, originada no Barroco e aprimorada na época do Renascimento, utiliza tinta a óleo e é comum no interior e teto de igrejas, procurando aumentar visualmente o espaço arquitetônico dos locais.
Com suas habilidades divididas entre pele e telas, Nick Baxter ganhou fama internacional ao retratar o corpo humano interagindo com o meio natural com traços realistas. O surrealismo se dá em seu trabalho ao misturar esses elementos que, juntos, tentam explorar a relação do ser humano com todo o espaço exterior.
O tatuador e também pintor se considera um “workaholic” (expressão em inglês que indica alguém viciado em trabalho), mas afirma que isso não é ruim, já que, para ele, o trabalho é uma diversão. Interessado em repassar sua experiência e técnicas de pintura a óleo, Nick lançou em 2011 o livro “Sharp-Focus Realism in Oil”, um livro recheado de informações aos aspirantes e amantes da pintura a óleo. O livro também conta com uma seleção das melhores imagens de telas e tatuagens ao longo da carreira de Baxter. Mesmo para aqueles que não são tatuadores ou estudiosos da arte, o livro enche os olhos de quem apenas quer apreciar a arte, você pode ver algumas imagens logo abaixo.

Alguns trabalhos do Nick Baxter






O vídeo abaixo mostra Nick criando algumas de suas telas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário